Soja ajuda prevenir doenças do coração

A soja é um alimento funcional porque ajuda a prevenir doenças.

“A soja ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), a aumentar o colesterol bom (HDL), possui papel preventivo e terapêutico na doença cardiovascular, no câncer, na osteoporose e no alívio de sintomas da menopausa”, explica a nutricionista Liliana Bricarello.

No Japão, onde o consumo de soja é comum, a prevalência das doenças cardíacas é menor do que em países do ocidente. Diversas pesquisas sugerem que componentes da proteína da soja – isoflavonas, fibras, inibidores de tripsina, globulinas e saponinas – agem no controle da aterosclerose (acúmulo de gorduras nas artérias).

Estudo sobre os efeitos do consumo da proteína da soja sobre os níveis de colesterol concluiu que 25 gramas por dia desse alimento reduzem o nível de colesterol total em 9,3%, reduzem a LDL-colesterol (colesterol ruim) em 12,9% e os triglicérides, em 10,5%. Além do grão, existem outros produtos à base de soja que podem ser utilizados para ajudar no controle do colesterol.

São eles: Produtos não desengordurados: farinha integral; leite de soja; extrato de soja. Produtos do farelo desengordurado: farinhas e farelos; concentrados; isolados; proteína texturizadas (PTS) – originadas de farinhas, isolados ou concentrados, mais conhecida como “carne de soja”. Produtos do óleo bruto: óleos comestíveis; margarinas. Alimentos naturais: fermentados, por exemplo, tofu e molho de soja; não-fermentados, como grão fresco verde, grão seco, noz de soja, leite de soja, tofu e iogurte de soja.

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