Congresso da Socesp apresentou tecnologia inovadora para discussão de casos clínicos

Conhecida como Active Virtual Patient® (AVP) é a primeira ferramenta de discussão de casos clínicos em realidade virtual da América Latina                      

Dentre as muitas novidades apresentadas está a simulação da prática clínica no ambiente virtual. A tecnologia nacional conhecida como Active Virtual Patient® (AVP) é a primeira ferramenta de discussão de casos clínicos em realidade virtual da América Latina.

rivetti_AR

Além do Active Virtual Patient®, o Congresso da Socesp de 2017 contou com a apresentação de tecnologias de realidade aumentada e impressão 3D, que auxiliam os médicos e estudantes na diagnóstico, análise e realização de procedimentos cirúrgicos das doenças cardiovasculares.

A startup BioArchitects, que desenvolve biomodelos, ou seja, réplicas de órgãos, ossos e outras estruturas anatômicas feitos a partir de exames de imagem, como uma tomografia, demonstrou in loco biomodelos de corações humanos, feitos com impressão em 3D, além de um dispositivo de realidade aumentada acessado por meio de um smartphone ou um tablet, que simula fielmente o coração, auxiliando o médico a diagnosticar possíveis patologias. Além disso, a startup apresentou um óculo de realidade virtual, que permite ao médico visualizar com precisão as cavidades internas do coração.

Governador

Além do manequim de garrafa pet, conhecido como “Guizinho”, que simula os procedimentos em casos reais, com o propósito de tornar o treinamento mais lúdico, de fácil acesso e compreensão da população, principalmente das crianças e jovens, que são potenciais multiplicadores de informação, a Socesp, por meio do “Projeto Nós Cuidamos do seu Coração”, apresentou uma música. A canção mostra passo a passo como se deve agir para salvar a vida de uma pessoa que esteja sofrendo uma parada cardíaca.

Durante o evento, também foram apresentados diversos estudos e casos clínicos reais, além da realização de colóquios, fóruns, oficinas, mesas-redondas e workshops. O congresso, ainda, contou com a parceira da American College of Cardiology Foundation e recebeu diversos profissionais renomados do Brasil e de distintas nações. 

Esta entrada foi publicada em Congresso SOCESP, Coração, Dr. Ibraim Masciarelli Pinto e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.