Vídeo: Tabagismo

Blog do Coração
Busca Profissional
Campanhas
Estatísticas da Saúde
Links
Pergunte ao Cardiologista
Rádio e TV Socesp
Testes e Exames

Publicações

Revista/ Suplemento Socesp
Volume 18 Número 3
Jul / Ago / Set - 2008



Jornal SOCESP
Ano 4 nº 4
novl - dez 2008


Jornal de Psicologia

Edição On-line
Outubro / 2008



Tratado de Cardiologia SOCESP
- 2ª edição chega às livrarias revisada e atualizada. Obra é referência na área e ganhou o Prêmio Jabuti.


Confira as condições
das estradas
  •  
  •  
  •  
  Imprimir Indique esta página para um amigo
Departamentos
  Educação Física e Esporte

01 de Setembro - Dia do Educador Físico

Atuação do Educador Físico na Cardiologia

“Graças ao avanço do conhecimento científico nas áreas de Exercício Físico e Cardiologia, cada vez mais, diferentes organizações da saúde reconhecem a importância da atividade física orientada como forma de prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares e metabólicas, entre outras”, afirma o professor Dr. Paulo Rizzo Ramires, Diretor do Departamento de Educação Física e Esporte da SOCESP e Coordenador do Laboratório de Bioquímica da Atividade Motora da Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Embora muitos estudos demonstrem que a melhora do nível de capacidade física de uma população pode ser benéfico para reduzir o risco de doenças cardiovasculares e a mortalidade, ainda precisa ser melhor investigado qual exercício e quanto é mais eficiente para as diferentes doenças, considerando sua natureza multifatorial.

A importância da atuação do profissional de Educação Física e Esporte destaca-se não apenas em equipes multidisciplinares de reabilitação cardiovascular, formadas por cardiologistas, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros, como também em programas de atividades físicas orientados para a melhoria da qualidade de vida de diferentes populações, como crianças e adolescente obesos, adultos com a presença de fatores de risco cardiovascular, como sedentarismo, tabagismo, obesidade, hipertensão, e idosos.

Além disso, a crescente participação da população em eventos esportivos competitivos tem contribuído para uma maior interação entre o cardiologista e o educador físico, tanto na elaboração de programas de treinamento físico como no acompanhamento clínico desses atletas.

O Departamento de Educação Física e Esporte da SOCESP, formado em 1999, por meio de seus eventos, simpósios e publicações, busca discutir e divulgar os avanços do conhecimento científico básico e clínico nas diversas áreas de atuação do educador físico com o objetivo de oferecer suporte teórico e prático para uma boa intervenção nestas áreas. Entre as áreas de atuação do profissional de Educação Física estão avaliação de riscos e triagem para a prática de exercícios físicos, atividades adaptadas às diversas patologias cardiovasculares e condutas de emergência.

“Somente uma atuação em conjunto contribuirá para que cada área profissional desenvolva seu conhecimento específico sobre os benefícios e malefícios da atividade física”, observa Paulo Ramirez.

O avanço contribuirá fortemente para que sejam adotadas melhores estratégias de atuação e para que seja efetivamente atingido o tão almejado objetivo de aumentar o nível de atividade física como forma de manutenção e melhoria da saúde populacional.



Diretoria

Diretora Executiva: Crivaldo Gomes Cardoso Junior (São Paulo)
Secretário(a):
Diretora Científica: Katia de Angelis (São Paulo)
Diretora Científica: Luciene Ferreira Azevedo (São Paulo)
Diretora Científica: Denise de Oliveira Alonso (São Paulo

Histórico:

O mais novo Departamento da SOCESP é o de Educação Física e Esporte, fundado em 1999. O quadro de sócios é formado por bacharéis, licenciados em Educação Física ou Esporte e estudantes desses cursos. Além de atividades voltadas aos profissionais da área, o Departamento é responsável por publicar artigos científicos no Suplemento da Revista da SOCESP e participar de eventos dirigidos ao público leigo.

Objetivos:

  • contribuir para elevar o nível técnico, científico, ético e profissional de seus associados;
  • estimular a interação e a investigação entre a Educação Física e a Cardiologia;
  • promover atividades científicas que contribuam para a atualização dos profissionais da área.
  • atividades voltadas aos profissionais da área;
  • o Departamento é responsável por publicar artigos científicos no Suplemento da Revista da SOCESP e participar de eventos dirigidos ao público leigo.

- A atuação do Educador Físico na Cardiologia

Eventos do Departamento

Contato:
cndivani@incor.usp.br

 



Eventos SOCESP
Acesse o site do Congresso

Acesse  o site do I Festival Cinema do Coração
Novidades


Novidades de
Cardiologia
Proteína hepática associada à incidência de diabetes em idosos


Infarto do miocárdio à noite pode ser causado por apnéia obstrutiva do sono



Diabetes
Tratamento


Obesidade infantil e novas recomendações no rastreamento da saúde cardiovascular


 
Última atualização 10.12.2008 , por Websaúde
® SOCESP - Todos os direitos reservados.