29 de Julho de 2014
Palavra da Diretoria

Dr. Ari Timerman: realizações e projetos da SOCESP
Ari Timerman

O presidente da SOCESP, Dr. Ari Timerman, faz um balanço das realizações de sua diretoria em 2008 e anuncia os planos para 2009.

2008

Foi um ano realmente profícuo para a SOCESP, quando estruturamos nossas ações e as implementamos.

Em 2008, realizamos o Congresso que foi um sucesso científico e de número de participantes. O Curso de Reciclagem constituiu-se em outro sucesso. Promovemos um simpósio de Cardiogeriatria, em Campos do Jordão, que marcou a reativação do nosso Centro de Eventos.

Esse simpósio foi positivo em todos os sentidos: científico, profissional, organizacional e, principalmente, de confraternização. Além de ter sido a retomada de uma tradição da SOCESP: a realização de atividades em Campos do Jordão. Essa reunião foi alvo de muitos elogios e seu sucesso gerou seis solicitações para realizar outros eventos na cidade. Para atender essa demanda, dividimos os temas de forma que serão realizados dois simpósios por ano, a partir de 2009.

Aí está uma das vantagens da SOCESP: não fazemos planejamento apenas para uma gestão. Cada diretoria dá continuidade ao trabalho da anterior e podemos planejar para gestões futuras, o que dá a oportunidade de realizar um trabalho de longo prazo.

Outro destaque de 2008 foi o lançamento da segunda edição do Tratado de Cardiologia. Uma edição com dois volumes, com as características de um Tratado, com novas seções, atualização das já existentes e com a criação de um site freqüentemente atualizado, contendo imagens, casos clínicos, slides, auto-avaliação, o que marca a história da SOCESP e já está conquistando sucesso de vendas.

Além disso, estruturamos a valorização das Regionais, através da realização de atividades científicas, da divulgação de suas ações e disponibilizamos para cada regional um computador, que facilita o controle dos eventos. Além disso, através da Diretoria de Regionais, reorganizamos a abrangência de cada uma, definindo a exata área de atuação. Foi feito ainda o levantamento de dados dos profissionais da saúde, ligados à Cardiologia, do estado de São Paulo, que será usado para aumentar o número de associados de nossa querida Sociedade.

Estamos em fase de implantação de um programa de qualificação que permitirá aos sócios fazer estágio em hospitais do interior do estado de São Paulo, notórios centros de difusão de conhecimento. Essa é uma novidade interessante. Também ampliamos o número de bolsas de estudo, ainda julgadas pela Fapesp.

Estamos reorganizando os departamentos e fortalecendo suas atividades científicas, em especial as realizadas junto com o Congresso de Cardiologia

.

Implantamos o projeto SOCESP Legal, que já está recebendo consultas, mostrando a que veio e se tornando muito útil ao sócio. O projeto SOCESP Mulher está levantando o perfil da cardiologista em todas as suas áreas de atuação.

Uma importante novidade é a implantação do Festival de Cinema com temas relacionados ao coração.

Também estamos em entendimento para participar do bem estruturado programa Vias do Coração, que vai levar conhecimento à população em geral. Esse programa também reflete a mudança na postura da SOCESP, que estava voltada basicamente à educação continuada do cardiologista e, agora, cada vez mais, se dirige à comunidade, atendendo assim uma de suas metas: promover o bem-estar e a saúde da população.

Nessa linha, encontra-se ainda o Concurso de Redação, envolvendo escolas municipais, as pílulas de saúde transmitidas diariamente pela Rádio Bandeirantes, as campanhas de combate e controle dos fatores de risco e o acordo com a Secretária de Educação do estado para preparar professores para serem os difusores de conhecimento à raiz de nosso futuro, as crianças, os adolescentes, os estudantes.

Através da Diretoria de Regionais, foi feito um convênio com as Secretárias de Saúde de todo o estado para qualificar os médicos da rede pública e levar informação à população através de folhetos educativos.

Além disso, o site foi profundamente reestruturado. Tornou-se mais atraente e interativo, promovendo ainda a educação continuada, mas contando agora com uma vertente dirigida à população, que inclui a disponibilidade de um cardiologista para responder as perguntas do público leigo. Constitui-se também em fonte atualizada de informações sobre as atividades da SOCESP em todo o estado.

2009

O Congresso sem dúvida, marcará época pela qualidade científica e pelas instalações. Será novamente no Expo Center Norte, porém com o dobro da área de 2008. Além disso, o local sofreu profundas reformas, melhorando a infra-estrutura, a segurança e o conforto. Os departamentos realizarão suas atividades em um local próximo ao Center Norte, exclusivo, bem equipado, de tal maneira que todos tenham comodidade.

O programa científico está extremamente forte. Nossa preocupação é que o Congresso seja campeão da qualidade, mas tudo indica que será campeão de qualidade e quantidade.

Em Campos do Jordão, teremos dois simpósios, um em junho, outro em agosto, sobre Hipertensão de Difícil Controle e Ressuscitação e Cuidados de Emergência, respectivamente.

No primeiro semestre ainda, acontecerá o Festival de Cinema, envolvendo faculdades de cinema na produção de curtas metragens e filmes de animação que poderão até servir na divulgação de conhecimento de forma lúdica. Um projeto inovador e pioneiro.

“Desejo boas festas a todos, um maravilhoso ano de 2009, cheio de realizações e muita saúde. Em especial, deixo uma mensagem para o povo de Santa Catarina, das cidades atingidas pelas chuvas, que se recuperem completamente, contando com o apoio do povo e da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo” – Dr. Ari Timerman, presidente da SOCESP.

Ari Timerman
Presidente da SOCESP - Biênio 2008/2009

Mensagens Anteriores

- Sua SOCESP de luta

- Prioridade ao cardiologista

- 2012 de boas perspectivas

- Valorização do trabalho médico

- Daremos a máxima prioridade às questões de defesa profissional

- Qualidade e responsabilidade

- Perspectivas bem interessantes

- No Caminho Certo

- Dr. Luiz Antonio Machado César fala dos planos para 2010 e 2011.

- APM sedia Curso de Educação em Tabagismo

- Lista dos delegados e suplentes eleitos para representar a SOCESP na SBC.

- Eleição da Diretoria

- Diretores e presidentes regionais discutem planejamento estratégico

- Dr. Ari Timerman: Apresenta ao governo do Estado pesquisa sobre fatores de risco

- Realizações e projetos da SOCESP - Dr. Ari Timerman

- SOCESP lança novo portal com mais serviços aos sócios e aos cidadãos - Dr. Ibraim Masciarelli Pinto

- Diretoria Científica: atualização profissional com alta qualidade - Dr. Edson Stefanini

- Parceria da SOCESP com o CREMESP - Dr. José Henrique Vila

- O andamento dos projetos da SOCESP - Dr. Antonio de Pádua Mansur

- SOCESP promove Semana do Coração

- Vice-presidência cuida de projetos específicos e da sintonia entre as diretorias

- SOCESP oferece consultoria jurídica sem ônus aos sócios

- Diretores atuam em várias frentes - Dra. Lilia Nigro Maia

- Os planos da Diretoria de Publicações para 2008 e 2009

- Simpósio Socesp: Cardiogeriatria no Mundo Real. O Desafio para as Diretrizes

- Regionais e Diretoria juntas pelo sucesso da SOCESP - Dr. Ari Timerman

- Portal da SOCESP: ênfase à interatividade - Dr. Ibraim Masciarelli Pinto

- O novo presidente da SOCESP fala dos planos para sua gestão - Dr. Ari Timerman

- Hora de prestar contas - Dr. Braúlio Luna Filho

- O efeito devastador das drogas na saúde do coração - Dr. Braúlio Luna Filho

- Uma em cada três pessoas tem pressão alta - Dr. Márcio Jansen de Oliveira Figueiredo

- Diretores e presidentes regionais sentam à mesa para fazer balanço - Editorial

- É alta a incidência de doenças cardiovasculares em crianças - Dra. Ieda Jatene

- Aperfeiçoamento da Gestão Financeira - Dr. Bráulio Luna Filho

- Congresso: sucesso marca reunião de comercialização - Editorial

- Flavio Jardim é o novo representante dos residentes na diretoria - Editorial

- Mensagem do Presidente da SOCESP

- SOCESP atualiza seu estatuto e cria regimento interno

- A missão do Centro de Referência em Cardiopatias Congênitas

- Para onde vai o dinheiro do sócio

- Campanha Fidelidade SOCESP

- Defesa Profissional: ética e relacionamento

- Bolsas de Estudo: SOCESP lança novo projeto

- SOCESP inaugura Centro de Treinamento em Emergências

- Leopoldo Piegas: da fundação ao Congresso de 2007

- Pesquisa Data Folha

- Congresso SOCESP: 2007

- Revista da SOCESP: mudar para melhorar

- Presidente da SOCESP anuncia os planos de sua diretoria

- Ligação direta com o Cardiologista

- Informática: estímulo à comunicação on-line

- SOCESP tem novo presidente eleito